
O Instituto
Eliseu
Somos uma Organização da Sociedade Civil (OSC) em Santos, focada no controle populacional de animais para a população de baixa renda. Resgatamos animais após análises financeiras, clínicas e emocionais.
Nossas ações seguem padrões internacionais e nacionais, respaldadas por especialistas em bem-estar Animal como o Prof. Dr. Nestor Calderon, Prof. Dra. Ceres Faraco, Prof. Dra. Vânia Plaza Nunes, entre outros que dedicam suas vidas ao estudo e à promoção do bem-estar dos animais, compartilhando conhecimentos valiosos.
Defendemos políticas públicas para controlar a população de animais e reduzir nascimentos indesejados. Priorizamos a adoção, combatendo preconceitos contra animais fora dos padrões de beleza, como cães e gatos de porte médio, idosos, pretos, caramelos e com pelagem frajola.
Missão, visão e valores
Transformar a realidade dos animais domésticos e domesticados que sofrem maus-tratos em toda a região da Baixada Santista.
Prestar socorro aos animais silvestres, sempre dentro de nossa capacidade física, passou a ser também nossa missão, por entendermos que o tráfico desses animais ainda continua prosperando em nosso país, expondo esses animais ao mais alto grau de crueldade.
Entendemos por fim que a educação vem do exemplo. “Não podemos cobrar aquilo que não fazemos!”

Nossa
história
O Instituto Eliseu foi formado por um grupo de pessoas comprometidas com a causa animal em uma época em que raramente esse assunto era abordado na cidade.
Em 2016 a filosofia e os princípios da ONG foram adaptados e, com técnica e segurança, adequados à realidade da necessidade do controle populacional e luta contra os maus tratos.
Em 2022, expandiu sua atuação para todo o país, ampliando o alcance aos animais silvestres.

O gatinho
Eliseu
A história começou com o resgate de Eliseu, um gato que encontramos em estado crítico: desnutrido, desidratado e incapaz de se mover. Eliseu também lutava contra uma infecção generalizada que afetava sua corrente sanguínea, agravando ainda mais sua saúde. Com a dedicação do Instituto Viva Bicho, Eliseu recuperou o apetite e sua saúde começou a melhorar.
Por um momento, sua condição piorou, e ele enfrentou risco de vida. Foi então que lançamos uma campanha global, pedindo que pessoas enviassem suas energias positivas para sua recuperação. A campanha impactou corações ao redor do mundo, de países como Canadá, Holanda, França, Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Argentina, Suíça e Portugal.
Com o apoio e comoção de tantas pessoas, Eliseu encontrou forças para se reerguer, renovando nossas esperanças. Da mesma forma, inúmeros outros animais necessitam de auxílio, e é através do seu suporte que a Viva Bicho pode transformar a vida deles.
Nossa diretoria
Leila Abreu
Presidente do Instituto e Diretora de bem-estar animal
“Quando se trata de salvar uma vida, a lei moral deve sempre prevalecer sobre a lei dos homens.”
Marilucy Pereira
Fundadora do Instituto, empresária e Bióloga
"Levo para minha vida que praticar o bem e respeitar toda forma de vida é o suficiente, já que não somos superiores a nenhum ser vivente desse planeta."
Mariza Moreno
Diretora administrativa, apoiadora da causa animal
“Respeitar os animais é uma obrigação, amá-los é um privilégio.”
Karina Tavares
Diretora financeira,
formada em Administração de Empresas
"O que se faz com o coração, nunca será obrigação."