
Tire suas
dúvidas
frequentes
Saiba mais sobre o trabalho do Instituto Eliseu e encontre respostas para as perguntas mais frequentes.
Você tem condições de abrigá-lo? Saiba que o resgate é a parte mais fácil. Se não tem condições de abrigá-lo, procure entre os vizinhos, parentes que possam dar abrigo, até você cumprir com as etapas abaixo:
-
Levá-lo ao veterinário gratuito, se realmente não tiver condições, para avaliação das suas necessidades.
-
Vacinação contra doenças infectocontagiosas
-
Castração
Somente cumprindo as ações acima, encaminhá-lo para adoção responsável. Lembre-se: só resgate se puder cumprir com as etapas acima. Você raramente encontrará alguém que possa abrigar, seja ONG ou Poder Público. Todos estão lotados!
-
Não! Fazemos resgates criteriosos dentro da nossa capacidade e quando avaliamos tecnicamente que temos toda a estrutura para oferecer para o animal. Mesmo com todos os critérios, estamos constantemente lotados.
Se for em Santos, fazer a denúncia com endereço completo e provas dos maus tratos para a Ouvidoria Pública no 162. Se for emergência, chamar a CODEVIDA (Órgão de Proteção Animal da Prefeitura). A Guarda Municipal também tem um setor que efetua o resgate.
Em outras cidades da Baixada, chamar a Polícia Ambiental. Lembrando que você deve ser a pessoa que presenciou os maus tratos.Primeiro que você deve repensar suas ações uma vez em que o animal deveria fazer parte da sua família.
Mas já que seja por qual motivo for, vai querer se desfazer de um ente da família, procure uma pessoa séria que possa ficar om ele! Vá conhecer o local onde ele irá morar! Não se mistura animais que não se conhecem! Eles podem se matar por disputa de território! Cuidado com os acumuladores de animais!
Lembre-se: É você que não quer mais o animal, ele continuará amando você e vai sofrer muito com essa separação!A única vacina que o governo tem obrigação de oferecer, é a vacina contra raiva. Isso porque a raiva é uma zoonose que pode ser transmitida aos humanos e por isso o governo oferece.
Importante: a vacina contra raiva não protege seu animal de doenças que podem matá-lo! Se seu animal estiver doente ou debilitado, não vacine! Procure um veterinário antes de aplicar essa vacina!
Para proteger seu cão de várias doenças, priorize as vacinas v8 ou v10 para cães e v4 ou v5 para os gatos. Não existem essas vacinas gratuitamente. Por isso, você deve avaliar se terá condições de assumir essa despesa antes da adoção! O tutor é quem tem a obrigação de oferecer essas vacinas anualmente aos seus animais!
Existem pessoas que se propõem a abrigar animais cobrando um determinado valor mensal ou fazendo gratuitamente.
CUIDADO!
-
Conheça o local antes de deixar qualquer animal
-
Veja onde ele vai morar! Se ficará solto ou preso em baias!
-
Verifique se todos têm carteira de vacina para que as doenças não se proliferem entre eles.
-
Em caso de gatos, veja onde será feita a adaptação! Ficarão em gaiolas ou soltos?
-
Conheça os animais já abrigados e verifique o nível de estresse no ambiente.
Existe uma diferença vital entre lar temporário e residência de acumulador de animais. Lembre-se sempre: animais são amores puros, nunca são vingativos!
-
Quando um cão rosna, avança ou até morde em quase a totalidade das vezes, a culpa é do humano. Ele já deu sinais de medo e já avisou que não quer determinadas ações.
-
Cada um tem um tempo de adaptação assim como os humanos, mas eles só querem dar e receber amor.
-
Um gato não é um cão de pequeno porte, ele tem necessidades totalmente diferentes dos cães. São completamente apaixonados nos tutores, mas demonstram de forma muito mais discreta.
-